Instagram

O Instituto JCPM de Compromisso Social atua, prioritariamente, com jovens de 16 a 24 anos moradores do entorno dos empreendimentos comerciais do Grupo JCPM. Tem como norte de suas ações elevar o potencial de empregabilidade da juventude, ampliar conhecimentos gerais, estimular a leitura e proporcionar orientação comportamental – trabalho que termina auxiliando na formação de cidadãos mais conscientes e conectados com as demandas atuais. Com unidades no Recife, em Salvador, em Fortaleza e em Aracaju, já atendeu 24 mil jovens desde a sua criação, no final de 2007, com iniciativas como elevação de escolaridade, cursos pré-universitário e de férias, qualificação profissional, jovem aprendiz e formação empreendedora.

 

Os primeiros passos

 

Os trabalhos do IJCPM foram iniciados através de parcerias com escolas públicas de Brasília Teimosa. A ideia central era levar projetos complementares ao realizado pelo ensino público, de forma a potencializar a capacidade de aprendizado.  As atividades aconteciam nas salas de aula do equipamento público, sob a coordenação da equipe do IJCPM. 

 

Com o surgimento de novos programas, o IJCPM deixou de atuar nas escolas e abriu uma unidade própria. Batizado de Espaço Jovem Rumo ao Futuro e localizado na beira-mar de Brasília Teimosa abrigou, a partir de 2009, toda a atividade do IJCPM. A parceria com as escolas públicas continuou a partir de encaminhamento de jovens para as oficinas. Em 2012, com a inauguração do RioMar, no Recife, uma estrutura completa, com salas de aula e de convivência, biblioteca, auditório e sala de informática foi construída e replicada nos demais Estados onde o IJCPM tem atuação.